Dragon Con | Visitamos a convenção dos cosplayers – veja a galeria

A convenção de cultura pop Dragon Con, que acontece anualmente na cidade de Atlanta, no Estado da Geórgia, nos EUA, é conhecida não pelos astros e painéis de produções do cinema e da TV, mas pelos cosplayers.

O evento, que dura quatro dias sempre no final de agosto ou no início de setembro, reúne dezenas de milhares de pessoas adeptas do hobby do cosplay, que criam (ou se inspiram) em personagens ou situações de universos fantásticos diversos para desfilar pelos corredores de cinco hotéis no centro da cidade. A experiência é completamente distinta da que se encontra em outras “cons” pelo mundo, com uma aura de “balada cosplay”, com grandes concentrações de pessoas bebendo, comendo e se divertindo enquanto fotografam alguns dos cosplays mais elaborados do mundo. DJs e bandas, quase sempre com temáticas de cultura pop ou fantasia, dão a trilha da festa.

Misturar e brincar com os temas é comum, então não se assuste se encontrar por Atlanta a tripulação de Star Trek em versão steampunk, os Caça-Fantasmas medievais ou os X-Men montados em Pequenos Pôneis. Vale tudo na Dragon Con, inclusive a hiperfidelidade, como provam algumas das fotos em nossa galeria:

Não faltam também lojas de acessório para cosplay, artesanato pop, livros autopublicados, pequenas editoras e alguns poucos (mas bons) quadrinistas em uma área dedicada a elas e artistas do cinema e da TV assinando e tirando fotos com os fãs. Um encontro de tipo com um astro custa cerca de 100 reais.

Mas a diversão maior é mesmo no sábado, quando milhares de cosplayers vão às ruas de Atlanta em uma enorme parada, que toma cerca de 2 quilômetros do Centro da cidade, que fica fechado para o evento. Eles desfilam para uma multidão ainda maior, que se amontoa para acompanhar a festa.

O acesso à Dragon Con é tranquilo. Através do sistema de metrô MARTA, pode-se ficar em qualquer lugar da cidade, já que em 20 minutos é possível chegar ao Centro. Assim, não há correria por hotéis ou passagens como acontece em San Diego. Como parte das atividades acontece ao ar livre ou em áreas públicas dos hotéis, é possível frequentar a convenção sem comprar ingressos – ainda que eles sejam necessários para as atividades e para muitas áreas restritas.

O lado negativo da convenção é sua horizontalidade. Como espalha-se por cinco ou seis hotéis no centro de Atlanta, e por inúmeras salas e andares, a impressão é que sempre se está perdendo alguma coisa, pois é possível gastar uns bons 15 minutos indo de um lugar ao outro, apenas para descobrir que se está no lugar errado. Ao menos é divertido atravessar a rua ao lado de várias Daenerys, Místicas e Boba-Fetts…

Para saber mais sobre a Dragon Con, acesse http://www.dragoncon.org/. A próxima acontece de 4 a 7 de setembro de 2015.

Deixe um comentário